Um sonho no Rio de Janeiro...

Ontem fui abordado pela policia carioca. Me veio na cabeça as imagens do filme tropa de elite e meu contentamento em ver a Policia subir atirando nos morros das favelas. Quando a coisa é com você tudo muda de figura.
-Eu tenho curso superior, senhô.... Eu sou trabalhador.... Eu sou gaúcho, eu dizia... Nada disso importava para aqueles militares, a única coisa que eles viam era um negro, de camiseta suada, calção, meião e tênis de futsal. Provavelmente mais um favelado. Mas a confusão toda começou  por causa de um mal entendido, um caminhão estragou bem  no meio da estrada congestionando todo o trânsito. Eu vinha correndo, perdido no Rio de Janeiro, bati na janela do caminhão que tava atravancando o transito, o homem que dirigia esse caminhão de cerveja,  não abriu  a janela e imediatamente ligou para a polícia... -Alo, policia? Estão tentando roubar o caminhão e a minha carga, . Tem um rapaz na janela do meu caminhão, deve ter uns 16 anos e ta armado manda uma viatura.
Cara 16 anos? Porra eu tenho 27 qual é?...  o cara ainda disse que eu to Armado? Ta de sacanagem... Eu ainda não tinha visto a policia chegar em menos de 2 minutos em uma ocorrência aqui no Rio. Provavelmente eles estivessem fazendo uma Patrulha aqui perto, coletando alguma mesada dos donos do morro. O Estado determinou que essa é uma área violenta e requer policiamento constante na região. Deve ser isso.
Deita, deita larga a arma e põe a mão na cabeça!!
Eu tava jogando futsal com uns amigos, contra um time, os cara eram um pouco carniceiro. Nós ganhamos dos caras  de barbada eles nem viram a cor da bola, eles não gostaram muito. Os caras eram traficantes fui saber disso da pior maneira possível. Os "amigos" que marcaram a peleia saíram correndo quando a coisa ficou feia, saíram  fugindo e eu ouvi tiros de tudo quanto é lado. Eu tava de carona com meus amigos, cai de para quedas nessa treta, não conheço nada no Rio de Janeiro o jeito foi me esconder dos traficantes. Eles ficaram putos por causa de um simples jogo de futsal, agora eu começava entender o porque da invencibilidade deles. Porra meu amigo me falou que eles não haviam perdido nenhuma partida, filho da puta de um traíra e se dizia amigo, deixou eu fazer uma pá de gols. Eu aproveitei uma correria de uns moleques, todos de uniforme acho que era uma turma de quarta serie de uma escola da favela. Sai correndo, tirei o moleton e fiquei só de camiseta e graças a Deus a camiseta era da cor do uniforme dos piá que continuavam correndo. Porra! eu tinha falado pra aqueles traficantes, falei que não ia abrir o bico que eu não era X9 e os cara ainda tentaram me matar, esses filhos da puta com armas automáticas.
- Ei guri porque vocês tavam correndo? Perguntei pro piá que já estava pálido.
- É que eu ouvi tiro,um som uma arma calibre 12 e sai correndo. Depois descobrI que o som veio de um jogo de vídeo game GTA que um Playboy tava jogando com o som a todo volume. Aqui no Rio é assim, se você for fazer pipoca avisa os vizinhos porque senão vão achar que tem tiroteio.
Pedi para o guri o skate, mas lembrei que não sei andar nesse troço segui correndo pela estrada, quando avistei um caminhão de cerveja e corri pra pedir ajuda.
Agora tô aqui com a cara no chão, tem mais dois no muro, acho que são de menor. Tiros. Os policiais acabaram de matar os dois piá a queima roupa, sem interrogatório prévio.
Me desesperei, toda aquela alegria que eu tinha em assistir o BOPE invadindo o morro, matando geral os favelados, limpando o morro taticamente, fatiando pelas vielas apertadas atirando em tudo que se movesse, aos poucos eu ia me colocando do outro lado da moeda, já sentia o gosto do sangue na boca, o meu sangue que logo logo iria banhar o asfalto. Me desesperei. Senhô eu tenho curso superior, sou trabalhador. Foi tudo um mal intendido. Eu não sou daqui, sou gaúcho. Meu pai é policial lá.
Eu vi uma oportunidade de correr, mas havia uma policial militar na esquina, uma loira louquinha pra usar a ponto quarenta dela. Precisavam ver o sorriso da loira quando o policial atirou nos dois menores que estavam sob custódia. Nunca julguei os procedimentos "legais" que a policia carioca utilizava. Mas vendo de perto, estando do outro lado, nossa vida toda passa diante dos nossos olhos. E se no julgamento deles você for condenado, a sentença é a morte. Principalmente se você for negro.

Ainda que isto tenha sido um sonho, algumas coisas me pareceram reais!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher : cidadã de segunda classe ?

Canção do filme Poltergeist II

Cuidado com o Golpe dos Nudes!