Suicídio
Sempre pensei no suicídio como um ato covarde, um lapso de tempo, um momento de "bobeira" que encerra a vida de um individuo.
O vazio da alma... A inconsciência toma posse do corpo, sem espirito, sem alma, pronto a sucumbir em um ato fatal.
Penso que o suicida enxerga a vida como fim em si mesmo, isto é, ele acredita estar desconectado do universo e a margem do mundo.
O suicídio parece uma atitude impulsiva, ausente de qualquer razão. Diversas religiões condenam esse ato e oferecem explicações para o que acontece com a pessoa que interrompe abruptamente o curso da vida.
Eis o detalhe cabal desta situação, o indivíduo resolve por fim a sua própria vida, concordando com a igreja que fala do livre arbítrio do ser humano (cada um escolhe o que quer fazer da vida). Por mais que possamos julgar e dizer que nenhum problema justifica o suicídio. Mas as pessoas são diferentes, cada indivíduo reage de uma forma diante de situações adversas, enquanto alguns se mantem calmos, serenos e sensatos outros alardeiam os problemas ao mundo, desesperam-se, entram em pânico ou reprimem tudo dentro de si e mergulham na mais profunda solidão.
Como dizem os católicos, o purgatório é o lugar pra onde irão os suicidas lá viverão a eternidade queimando nas chamas do inferno. Enquanto outros, como os espíritas por exemplo, falam que os indivíduos que se matam transitam no umbral, local onde as almas errantes agonizam doentes, com dor, fome e frio e ensandecidas sem a consciência de sua morte carnal.
Muitas são as teorias religiosas, penso que não é na religião que está a resposta do motivo das pessoas se suicidarem. A religião refere-se apenas da consequência do suicídio e despreza a causa pela qual isso acontece. A igreja como sempre, está mais preocupada em julgar, condenar, queimar na fogueira, excomungar os indivíduos relegando-os ao fogo eterno do purgatório.
Talvez seja na psique do ser humano que devemos buscar possíveis causas para o ato de suicidar-se. Seria o suicídio um ato de desespero? Um ato de coragem? Covardia?
Sinceramente ainda não tenho a resposta, muitos pensam em abreviar a vida porque não encontram mais razão para viver. O ser humano, ao meu ver, não é fim em si mesmo. Esse lapso de tempo em que ocorre o suicídio é apenas um momento, uma fração do tempo cósmico algo que poderia ter sido diferente. O universo tem infinitas possibilidades das quais cada um de nós é uma delas.
Quanto mais não você disser para situações que tem o potencial de lhe proporcionar um aprendizado novo para sua vida, mais difícil será o advento de novas experiências que poderiam reforçar o seu EU e justificar a sua existência preenchendo o vazio interior que na maioria das vezes é a causa do suicídio.
Suicidar-se, dizer não para vida é fechar eternamente a porta do universo de possibilidades.
Por: Ânderson Rodrigues
Publicitário
Comentários
Postar um comentário