O absurdo(sentido) da vida


   Outro dia tive uma epifania, logo após a aula do Eliezer professor de Antropologia Filosófica da Universidade Católica de Pelotas. Ele levantou algumas questões pertinentes sobre a vida e seu sentido, ou melhor o absurdo da vida. Nesta aula ele citou o Mito de Sísifo de Albert Camus (muito interessante).
   Logo, para muitos de meus colegas pode até não fazer sintido, mas pra mim foi muito interessante, porque eu já vinha "filosofando" sobre o assunto  . Em casa comecei fazer perguntas para meu subconsciente, a cerca da morte. A morte em sua essência, sem misticismo, religião ou fantasias. O que teria depois da morte? Como é morrer? 
  Confesso que foi um sentimento forte, me senti desolado. Cheguei a conclusão que estamos aqui por milagre essa idéia de vida certamente não existe em lugar nenhum, não existe nada após a morte. Penso que devemos viver a vida intensamente, sem raiva, rancor, luxúria, ambição ou ambição desenfreada. Pra mim essa reflexão me levou para um entendimento da morte em um patamar acentuado. Morrer é como desligar a TV da tomada. Acredito que o ser humano chegou ao ápice do pensamento sobre sí e o universo, temos noção da realidade, da vida. O que não acontecia na época do homem pré-histórico, que era apenas um animal tentando sobreviver no meio, sem domínio do conhecimento.  Como dizia Albert Camus " grande parte da nossa vida é construída sobre a esperança do amanhã, do amanhã que nos aproxima da morte, e é o último inimigo; pessoas vivem como se elas não tivessem a certeza da morte; uma vez despojado do romancismo comum, o mundo é um estranho e desumano lugar; o verdadeiro conhecimento é impossível de ser explicado pela racionalidade da ciência em favor do mundo: suas histórias, em última análise, no sentido de abstrações, se dão em metáforas. "Desde que o momento absurdo é reconhecido, ele se torna a mais angustiante de todas as paixões."
   Confesso que depois da  epifania, senti-me angustiado, com a certeza de que esta realidade que vivo, com minha familia, com amigos, faculdade, o futebol do final de semana, tudo se esvairá. Logo na vida só uma coisa é certa a morte, esta que vai  equilibrando a balança da vida, pessoas nascendo e outras morrendo. Termino citando Pedro Bial Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas.

Morrer é um exagero.

E, como se sabe, o exagero é a matéria-prima das piadas.

Só que esta não tem graça.
Por isso viva tudo que há para viver.
Não se apegue as coisas pequenas e inúteis da vida...
Perdoe...
Sempre!!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher : cidadã de segunda classe ?

Canção do filme Poltergeist II

Cuidado com o Golpe dos Nudes!